ENEM 2012

Oi 😀

Que tal falarmos de uma coisa um pouquinho diferente hoje?!

Já que o blog é mais especial para adolescentes, resolvi fazer um post falando um pouquinho sobre o ENEM, pois esse exame vem atormentando a cabeça de muitos jovens, deixando-os ansiosos, felizes, chateados, esperançosos, etc.

Eu vou escrever algumas coisas que podem ser possíveis dúvidas e falar um pouco sobre o meu desempenho e sobre meus planos.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) começou com o intuito de fazer uma média da qualidade de ensino do Brasil. Atualmente, além desse fim, ele serve como “vestibular” para muitas universidades do país ou pelo menos como auxílio para outras, ou seja, algumas universidades/faculdades acrescentam uma porcentagem da nota do ENEM na nota do vestibular, facilitando a entrada do aluno que se deu bem.

A prova consiste em 180 questões e uma redação (90 questões no primeiro dia, com 4 horas e meia de prova; e 90 questões e uma redação no segundo dia, com 5 horas e meia para resolução). Os cadernos de prova são dividos em: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (1º dia); e Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Técnologias (2º dia).

O meu amor disse que esse ano a prova estava mais difícil que a do ano passado, exceto a parte de matemática. Eu não achei tããão difícil, mas também não fui tão bem, HAHA. Eu certei 38 questões na primeira prova e 53 na outra, ou seja, deu um total de 91 acertos, pouco mais de 50% – lembrando que eu estudo e estudei a vida inteira em colégio público, ainda estou no segundo ano do ensino médio e não fiz cursinho!

-Se você ainda não conferiu o gabarito oficial, clica aqui!

A questão é que o ENEM não conta simplesmente quantas questões você acertou! É feita uma média de quantas pessoas acertou cada questão, fazendo cada uma das 180 ter um valor diferente! Por isso, é muito difícil estipular com toda certeza se você foi mal ou bem ( a não ser que você tenha acertado muuuuito ou muito pouco) ou quanto vai tirar no resultado oficial (que sai dia 28 de dezembro). Além disso, tem a redação, que vale 1000 e tem menos ainda como estipular quanto tirou, apesar de ter um padrão de correção segundo os aspectos Demonstração do domínio da Norma Padrão da Língua Portuguesa; Compreensão da Proposta de Redação e Aplicação de Conceitos das Várias Áreas do Conhecimento para Desenvolver o Tema Dentro dos Limites Estruturais do Texto Dissertativo-argumentativo; Seleção, Relação, Organização e Interpretação de Informações, Fatos, Opiniões e Argumentos em Defesa de Um Ponto de Vista; Demonstração de Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos Necessários à Construção da Argumentação (por exemplo, conjunções de orações); e Elaboração de Proposta de Intervenção para o Problema Abordado, Respeitando os Direitos Humanos. Acredito que seja nesse último aspecto que muitas pessoas acabam perdendo boa parte da nota, pois muitas vezes não lembram, não percebem ou não sabem que a redação tem que ser dissertativa-argumentativa, ou seja, você tem que apresentar os pontos positivos e negativos, se posicionar diante daquilo e fazer uma proposta de intervenção (propor alguma maneira para aquilo mudar, melhorar, acabar, ou o que você achar que tem que ser feito).

Outra curiosidade que nem todo mundo sabe sobre a correção das redações no ENEM, é que antes de chegar aos professores, um sistema já corrige (deixa assinalado) os erros ortográficos e de concordância. Portanto, os corretores só analisam e dão nota pelos aspectos citados acima. Legal, né? Assim não tem como professores julgarem que está errado coisas que outros ou até ele mesmo ensinou que é certo – tenho uma raiva disso! Porém, a quantidade de erros é usada para julgar o aspecto de conhecimento e domínio da norma padrão. Dizem que não é descontada muita nota de erros “de escrita mesmo”, mas óbvio que  se tiver vários, a nota não será legal.

Esse ano a redação foi sobre “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Eu estava “um pouco” nervosa e não consegui argumentar direito, mas ACHO que não fui tão mal quanto estou com medo de ter ido, KKK.

Se tiverem alguma dúvida quanto ao exame, podem me mandar eu respondo… Agora vou falar um pouco sobre meus planos para o ano que vem: o ano “para valer!”…

Bom, como já disse, estudei a vida inteira em colégio público, então tenho direito à cota social, o que já conta um pouco para me ajudar. Penso em fazer Arquitetura e Urbanismo na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Esse ano, o curso ficou em quarto lugar entre os mais concorridos nessa universidade (aproximadamente 25 candidatos por vaga), ficando atrás apenas de Medicina, Publicidade e Propaganda e Jornalismo – além do CFO (Curso de Formação de Oficiais da PM), que está com 104 candidatos por vaga. Pois é, é muita coisa mesmo… Agora adivinhem qual Curso meu amor quer fazer?! Esse mesmo, CFO! Tadinho, vai ter que estudar muuuuito, mas vai conseguir!!!

Enfim, já estou me programando para fazer cursinho ano que vem, juntamente com o terceiro ano do Ensino Médio. Meu irmão, que faz Engenharia Civil na UTFPR diz que é bobeira, mas estou super animada com tudo isso e vou me dedicar muito para conseguir o que quero, custe o que custar – literalmente, pois cursinho é caro, hahahahaha! Ainda não decidi qual cursinho vou fazer, mas acho que será o Positivo… Decidirei nesta sexta-feira (9). Mesmo já tendo que estudar esse tanto, farei um curso de desenho do cursinho mesmo, para já me preparar para a prova de habilidades específicas (2ª fase), que terá uma redação e dois  ou três desenhos para fazer 🙂 Será bem puxado, mas vou fazer tudo com muito gosto!!! HEHE

Agora vou parar, o post já está longo demais. Gostaram desse post diferente?! Gostariam de mais de vez em quando?! Eu estava super inspirada e gostei de fazê-lo, mas me contem de vocês, por favor.

Beijos!

 

Deixe um comentário

